A matrícula de aluno regular nos Programas de Pós-Graduação da UNIFESP é realizada em 02 (duas) etapas: Pré-Matrícula e Matrícula.
1. Pré-Matrícula: Aprovados no Processo Seletivo Aluno Regular
Para realizar a pré-matrícula o candidato deverá no período de matrícula indicado no edital do respectivo Processo Seletivo (aguardar liberação do sistema pela Secretaria de Pós-Graduação) proceder com as seguintes etapas:
- Acessar a Ficha de pré-matrícula on-line:
- Fazer o login utilizando seu CPF e data de nascimento;
- Preencher o formulário com os dados completos conforme solicitado;
- Após preenchimento, clicar no ícone "Conferir" (parte superior);
- Gere a Ficha de pré-matrícula* e clique no botão "Imprimir/Enviar";
- Assinar a ficha impressa e colher a assinatura do Orientador(a)**.
Obs. Uma foto 3x4 deve ser inserida na ficha de pré-matrícula antes desta ser enviada ao orientador(a) e à Secretaria de Pós-Graduação.
Atenção: A comprovação de que os documentos digitais fornecidos não correspondem aos seus originais pode configurar o delito de falsidade ideológica, nos termos do art. 299 do Código Penal.
* A ficha de pré-matrícula é parte da matrícula no curso e deverá ser enviada via Google Forms no ato da matrícula on-line.
** Nos casos em que o candidato ainda não tiver um Orientador definido deverá informar, no respectivo campo, o nome do Coordenador do Programa de Pós-Graduação a que estiver vinculado, até que o Orientador seja escolhido.
2. Matrícula: Aprovados no Processo Seletivo Aluno Regular
Para efetivação de sua matrícula o candidato aprovado deve enviar toda documentação exigida descrita a seguir via formulário on-line [Google Forms] para Secretaria de Pós-Graduação. Sendo que, o link para envio será disponiblizado ao candidato no e-mail cadastrado na sua inscrição.
Assine e colete apenas a assinatura de seu/sua orientador(a) (caso já tenha orientador(a) definidos) nos documentos, não é necessário coletar a assinatura do(a) Coordenador(a) do PPG.
Mestrado
Documentação para o Mestrado:
- Ficha de pré-matrícula preenchida e assinada (inclusive pelo orientador, conforme o caso):
- Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (este último permitido somente para recém-formados, ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
- Histórico Escolar Completo de Conclusão do Curso;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme o caso;
- Declaração de Situação Cadastral de seu CPF (clique aqui);
- Cédula de Identidade (RG);
- Título de Eleitor e/ou Declaração de Situação Regular do Título Eleitoral, obtida pelo site (clique aqui), se estrangeiro, RNM (Registro Nacional Migratório);
- Certificado Militar (caso seja do sexo masculino);
- Curriculum Vitae no formato Lattes (clique aqui) e enviar no formato pdf;
- Foto 3x4 colorida e recente (tirada no máximo nos últimos 12 meses) (uma das fotos deve ser colada/inserida na ficha de pré-matrícula);
- Termo de confidencialidade e responsabilidade (Atenção: O termo deve estar assinado pelo aluno, pelo Orientador(a)) - clique aqui para baixar o modelo de termo de confidencialidade e de responsabilidade.
Importante: Antes de iniciar a sua pesquisa no PPG é necessário primeiro submeter seu projeto ao CEP (para projetos que envolvam seres humanos) ou ao CEUA (para projetos que envolvamanimais vertebrados. Para os projetos que não envolvem estudos com seres humanos ou animais vertebrados, basta o preenchimento da Declaração de responsabilidade ética. O modelo da declaração já está disponível no SEI/Unifesp: Declaração_proj. pesq. sem envolv.humanos/vertebs. Os usuários podem acessar o material disponível sobre o SEI-Unifesp (manual e vídeo, clique aqui). Entre em contato com o seu Orientador(a), pois ele tem acesso ao sistema SEI-Unifesp. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para liberação de cadastro.
CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) - https://site.unifesp.br/cep/
CEUA (Comitê de Ética no Uso de Animais) - https://site.unifesp.br/ceua/
Atenção: A declaração de responsabilidade deve estar assinada pelo aluno, pelo orientador e também pelo chefe de Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), que é o departamento responsável indicado no documento do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) - clique aqui
Informamos que a chefia do DCT está sob responsabilidade do Prof. Dr. Marcelo Cristino Gama. Documentos e processos SEI destinados a chefia do DCT devem ser encaminhados para os contatos:
Departamento de Ciência e Tecnologia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutorado
Documentação para o Doutorado
- Ficha de pré-matrícula preenchida e assinada (inclusive pelo orientador, conforme o caso):
- Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (este último permitido somente para recém-formados, ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
- Histórico Escolar Completo de Conclusão do Curso;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme o caso;
- Declaração de Situação Cadastral de seu CPF (clique aqui);
- Cédula de Identidade (RG);
- Título de Eleitor e/ou Declaração de Situação Regular do Título Eleitoral, obtida pelo site (clique aqui), se estrangeiro, RNM (Registro Nacional Migratório);
- Certificado Militar (caso seja do sexo masculino);
- Curriculum Vitae no formato Lattes (clique aqui) e enviar no formato pdf;
- Foto 3x4 colorida e recente (tirada no máximo nos últimos 12 meses) (uma das fotos deve ser colada/inserida na ficha de pré-matrícula);
- Termo de confidencialidade e responsabilidade (Atenção: O termo deve estar assinada pelo aluno e pelo Orientador(a)) - clique aqui para baixar o modelo de termo de confidencialidade e de responsabilidade;
- Diploma de Mestrado – na falta deste, enviar o Certificado de Conclusão de Mestrado (este último permitido somente para recém-formados - ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
- Histórico Acadêmico Completo (Formado/Titulado) do Mestrado.
Importante: Antes de iniciar a sua pesquisa no PPG é necessário primeiro submeter seu projeto ao CEP (para projetos que envolvam seres humanos) ou ao CEUA (para projetos que envolvamanimais vertebrados. Para os projetos que não envolvem estudos com seres humanos ou animais vertebrados, basta o preenchimento da Declaração de responsabilidade ética. O modelo da declaração já está disponível no SEI/Unifesp: Declaração_proj. pesq. sem envolv.humanos/vertebs. Os usuários podem acessar o material disponível sobre o SEI-Unifesp (manual e vídeo, clique aqui). Entre em contato com o seu Orientador(a), pois ele tem acesso ao sistema SEI-Unifesp. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para liberação de cadastro.
CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) - https://site.unifesp.br/cep/
CEUA (Comitê de Ética no Uso de Animais) - https://site.unifesp.br/ceua/
Atenção: A declaração de responsabilidade deve estar assinada pelo aluno, pelo orientador e também pelo chefe de Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), que é o departamento responsável indicado no documento do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) - clique aqui
Informamos que a chefia do DCT está sob responsabilidade do Prof. Dr. Marcelo Cristino Gama. Documentos e processos SEI destinados a chefia do DCT devem ser encaminhados para os contatos:
Departamento de Ciência e Tecnologia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A matrícula de aluno especial nos Programas de Pós-Graduação da UNIFESP é realizada em apenas 01 (uma) etapa.
1. Matrícula: Aprovados no Processo Seletivo Aluno Especial
Na modalidade aluno especial não há a etapa de pré-matrícula.
Para matrícula na modalidade Aluno Especial (sem vínculo institucional) seguir o indicado nestas instruções:
- Preencher o formulário Google Forms e fazer o upload do documento:
- RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
**Atenção:
1) A comprovação de que o documento digital fornecido não corresponde ao seu original pode configurar o delito de falsidade ideológica, nos termos do art. 299 do Código Penal.
2) Para realizar a matrícula o candidato deve ter sido aprovado no Processo Seletivo do PPG.
3) Não haverá recebimento de matrículas após decorrido o prazo definido no Edital de seleção referente ao Processo Seletivo ao qual o candidato fez parte.
4) Alunos Especiais do PPG-PO devem realizar a matrícula apenas no ITA.
Em caso de dúvidas contatar a Coordenação do PPG correspondente.