A matrícula de aluno regular nos Programas de Pós-Graduação da UNIFESP é realizada em 02 (duas) etapas: Pré-Matrícula e Matrícula.
1. Pré-Matrícula: Aprovados no Processo Seletivo Aluno Regular
Para realizar a pré-matrícula o candidato deverá no período de matrícula indicado no edital do respectivo Processo Seletivo (aguardar liberação do sistema pela Secretaria de Pós-Graduação) proceder com as seguintes etapas:
- Acessar a Ficha de pré-matrícula on-line:
- Fazer o login utilizando seu CPF e data de nascimento;
- Preencher o formulário com os dados completos conforme solicitado;
- Após preenchimento, clicar no ícone "Conferir" (parte superior);
- Gere a Ficha de pré-matrícula* e clique no botão "Imprimir/Enviar";
- Assinar a ficha impressa e colher a assinatura do Orientador(a)**.
Obs. Uma foto 3x4 deve ser inserida na ficha de pré-matrícula antes desta ser enviada ao orientador(a) e à Secretaria de Pós-Graduação.
Atenção: A comprovação de que os documentos digitais fornecidos não correspondem aos seus originais pode configurar o delito de falsidade ideológica, nos termos do art. 299 do Código Penal.
* A ficha de pré-matrícula é parte da matrícula no curso e deverá ser enviada via Google Forms no ato da matrícula on-line.
** Nos casos em que o candidato ainda não tiver um Orientador definido deverá informar, no respectivo campo, o nome do Coordenador do Programa de Pós-Graduação a que estiver vinculado, até que o Orientador seja escolhido.
2. Matrícula: Aprovados no Processo Seletivo Aluno Regular
Para efetivação de sua matrícula o candidato aprovado deve enviar toda documentação exigida descrita a seguir via formulário on-line [Google Forms] para Secretaria de Pós-Graduação. Sendo que, o link para envio será disponiblizado ao candidato no e-mail cadastrado na sua inscrição.
Assine e colete apenas a assinatura de seu/sua orientador(a) (caso já tenha orientador(a) definidos) nos documentos, não é necessário coletar a assinatura do(a) Coordenador(a) do PPG.
Mestrado
Documentação para o Mestrado:
- Ficha de pré-matrícula preenchida e assinada (inclusive pelo orientador, conforme o caso):
- Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (este último permitido somente para recém-formados, ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
- Histórico Escolar Completo de Conclusão do Curso;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme o caso;
- Declaração de Situação Cadastral de seu CPF (clique aqui);
- Cédula de Identidade (RG);
- Título de Eleitor e/ou Declaração de Situação Regular do Título Eleitoral, obtida pelo site (clique aqui), se estrangeiro, RNM (Registro Nacional Migratório);
- Certificado Militar (caso seja do sexo masculino);
- Curriculum Vitae no formato Lattes (clique aqui) e enviar no formato pdf;
- Foto 3x4 colorida e recente (tirada no máximo nos últimos 12 meses) (uma das fotos deve ser colada/inserida na ficha de pré-matrícula);
- Termo de confidencialidade e responsabilidade (Atenção: O termo deve estar assinado pelo aluno, pelo Orientador(a)) - clique aqui para baixar o modelo de termo de confidencialidade e de responsabilidade;
- Declaração de responsabilidade - ética - (apenas para projetos que não envolvem estudos com seres humanos/animais) - O modelo já está disponível no SEI/Unifesp: Declaração_proj. pesq. sem envolv.humanos/vertebs. Os usuários podem acessar o material disponível sobre o SEI-Unifesp (manual e vídeo, clique aqui). Entre em contato com o seu Orientador(a), pois ele tem acesso ao sistema SEI-Unifesp. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para liberação de cadastro.
Para os demais projetos que envolvem seres humanos e/ou animais vertebrados há que se submeter o projeto ao CEUA/Plataforma Brasil. Para as informações completas consulte a página do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) - clique aqui.
Atenção: A declaração deve estar assinada pelo aluno, pelo orientador e também pelo chefe de Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), que é o departamento responsável indicado no documento do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) - clique aqui
Informamos que a chefia do DCT está sob responsabilidade do Prof. Dr. Marcelo Cristino Gama. Documentos e processos SEI destinados a chefia do DCT devem ser encaminhados para os contatos:
Departamento de Ciência e Tecnologia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutorado
Documentação para o Doutorado
- Ficha de pré-matrícula preenchida e assinada (inclusive pelo orientador, conforme o caso):
- Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (este último permitido somente para recém-formados, ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
- Histórico Escolar Completo de Conclusão do Curso;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme o caso;
- Declaração de Situação Cadastral de seu CPF (clique aqui);
- Cédula de Identidade (RG);
- Título de Eleitor e/ou Declaração de Situação Regular do Título Eleitoral, obtida pelo site (clique aqui), se estrangeiro, RNM (Registro Nacional Migratório);
- Certificado Militar (caso seja do sexo masculino);
- Curriculum Vitae no formato Lattes (clique aqui) e enviar no formato pdf;
- Foto 3x4 colorida e recente (tirada no máximo nos últimos 12 meses) (uma das fotos deve ser colada/inserida na ficha de pré-matrícula);
- Termo de confidencialidade e responsabilidade (Atenção: O termo deve estar assinada pelo aluno e pelo Orientador(a)) - clique aqui para baixar o modelo de termo de confidencialidade e de responsabilidade;
- Declaração de responsabilidade - ética - (apenas para projetos que não envolvem estudos com seres humanos/animais) - O modelo já está disponível no SEI/Unifesp: Declaração_proj. pesq. sem envolv.humanos/vertebs. Os usuários podem acessar o material disponível sobre o SEI-Unifesp (manual e vídeo, clique aqui). Entre em contato com o seu Orientador(a), pois ele tem acesso ao sistema SEI-Unifesp). Em caso de dúvidas, entre em contato com o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para liberação de cadastro;
Para os demais projetos que envolvem seres humanos e/ou animais vertebrados há que se submeter o projeto ao CEUA/Plataforma Brasil. Para as informações completas consulte a página do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) - clique aqui.
Atenção: A declaração deve estar assinada pelo aluno, pelo orientador e também pelo chefe de Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), que é o departamento responsável indicado no documento do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) - clique aqui
Informamos que a chefia do DCT está sob responsabilidade do Prof. Dr. Marcelo Cristino Gama. Documentos e processos SEI destinados a chefia do DCT devem ser encaminhados para os contatos:
Departamento de Ciência e Tecnologia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Diploma de Mestrado – na falta deste, enviar o Certificado de Conclusão de Mestrado (este último permitido somente para recém-formados - ou seja, no máximo formado nos últimos 06 meses);
- Histórico Acadêmico Completo (Formado/Titulado) do Mestrado.
A matrícula de aluno especial nos Programas de Pós-Graduação da UNIFESP é realizada em apenas 01 (uma) etapa.
1. Matrícula: Aprovados no Processo Seletivo Aluno Especial
Na modalidade aluno especial não há a etapa de pré-matrícula.
Para matrícula na modalidade Aluno Especial (sem vínculo institucional) seguir o indicado nestas instruções:
- Preencher o formulário Google Forms e fazer o upload do documento:
- RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
**Atenção:
1) A comprovação de que o documento digital fornecido não corresponde ao seu original pode configurar o delito de falsidade ideológica, nos termos do art. 299 do Código Penal.
2) Para realizar a matrícula o candidato deve ter sido aprovado no Processo Seletivo do PPG.
3) Não haverá recebimento de matrículas após decorrido o prazo definido no Edital de seleção referente ao Processo Seletivo ao qual o candidato fez parte.
4) Alunos Especiais do PPG-PO devem realizar a matrícula apenas no ITA.
Em caso de dúvidas contatar a Coordenação do PPG correspondente.